Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Divertiláxia, Creche e Jardim de Infância (Praia da Vitória)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Exposição de cartaz final, com exposição de frente. <br />
Verificação de 6 cubos salientes, cada par com inscrição de três desenhos diferentes inspirados no vídeo Geração Verdão.

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
Após a visualização do vídeo Geração Verdão, cada aluno presente, da turma de 4/5 anos , concluiu de forma individual um desenho. Atendendo a que a tela deveria corresponder a uma área A2 e mostrar, no mínimo, 6 desenhos, optámos por introduzir 9 desenhos através de técnica de exposição tridimensional, correspondendo aos requisitos.
A base do cartaz teve como título "Repensa a Atitude: Reduz, Reutiliza, Recicla". Neste mote, reutilizámos 6 caixas usuais de cápsulas de café, pintámo-las com tinta spray, recortámos cada desenho participante em duas partes e colámos nas faces dos cubos. Apresenta-se, assim, efeito duplo de se tornar uma peça de exposição no cartaz, como do próprio funcionar como um jogo interativo, em que se se procura emparelhar as metades de cada desenho.
À base do cartaz mediu-se três áreas de recorte, de forma a encaixar-se os cubos aos pares para a descoberta dos diferentes desenhos, atendendo à perspetiva de frente, de cima e de baixo do cartaz.
Conforme comprova o registo fotográfico, o resultado da inspiração tornou-se variada. É possível verificar o robô Novo Verde, camiões de recolha de lixo, ecopontos nas ruas, fábrica de separação de resíduos, pessoas a recolher resíduos pela natureza.
O cartaz está exposto na nossa sala, para o qual contribuíram todos os alunos presentes, recorrendo a desenho, recorte e colagem.