Jardim de Infância do Milharado (Mafra)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Cartaz final:
Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:
Memória descritiva:
Na localidade do Milharado existem muitos moinhos de vento, que se destacam nas colinas envolventes. Como o próprio nome indica, a grande produção agrícola da localidade era o milho. Contudo, outros cereais ali eram também cultivados, dando origem a uma atividade económica regular: o fabrico e comercialização de pão. Esta atividade económica constitui uma memória da história da população loca – OBJs: familiarizar as crianças com os recursos naturais locais; descobrir processos de transformação do cereal em farinha; aprender a confecionar pão tradicional.
É com esta atividade que as crianças são introduzidas na comunidade local ligada a esta atividade e a este alimento tão apreciado na região, e não só – OBJs: fazer levantamento dos cereais cultivados localmente; promover o pão como um alimento saudável e sustentável; divulgar e valorizar o património agrícola.
Os excedentes desta produção servem como alimento para os animais. Não há desperdício. depois de usadas, deverão ser colocadas no lixo, onde começará a sua reciclagem – OBJ: educar as crianças para o aproveitamento de todos os elementos de uma produção e evitar consumos desnecessários.
Depois de confecionado, o pão entra no circuito comercial. Pela zona, ainda é praticada a venda porta a porta com uma carrinha. A tradicional carroça puxada pelo burro já não se vê – OBJ: familiarizar a criança com a atividade económica decorrente deste cultivo.
É importante valorizar as nossas atividades, participando ativamente na sua divulgação e promoção – OBJs: desenvolver uma identidade cultural.