Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Externato São Miguel (Ovar)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
O Desafio “Geração Verdão” foi lançado a todas as turmas do 1.º Ciclo do Externato São Miguel.
A partir do desafio lançado, nomeadamente, a recriação de um cartaz com inspiração no vídeo da “Geração Verdão, as professoras começaram por contextualizar o Desafio aos alunos. De seguida, os mesmos visualizaram o vídeo da “Geração Verdão”, seguindo-se uma breve discussão sobre o que os alunos observaram.
Relativamente à recriação do cartaz, num primeiro momento, os alunos pensaram no que queriam desenhar e que faria sentido, atendendo ao que observaram anteriormente. Numa segunda fase foram disponibilizadas aos alunos cartolinas brancas para a concretização do projeto. Os cartazes foram elaborados nas aulas de Estudo do Meio e Expressões Plásticas sob a supervisão de cada uma das professoras titulares das turmas do 1.º ao 4.º ano.
Concluídos os desenhos, foi formado um júri composto pela Direção da escola e pelas professoras titulares, tendo sido eleitos oito desenhos para compor o cartaz final a ser submetido. Após a seleção dos desenhos foi necessário proceder à montagem do cartaz pelos alunos.
O cartaz é composto pelos desenhos dos alunos Maria Leonor Silva (1.º ano), Maria Clara (2.º ano), Afonso Sobreira (2.º ano), Afonso Teixeira (2.º ano), Bruna Ribeiro (3.º ano), Rita Valinho (4.º ano), Mariana Costa (4.º ano).