Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Cartaz final

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
A atividade de elaboração do cartaz inspirado no vídeo Geração Verdão foi sugerida pelas Coordenadoras do projeto Eco-Escolas ao grupo de docentes do Jardim Escola João de Deus – Belas.
Apesar da temática da ecologia estar presente nas rotinas do dia a dia das crianças e o tema ser tratado regularmente em sala de aula, o filme “Geração Verdão” foi projetado em todas as turmas do pré-escolar que o visualizaram com muita atenção.
Após a visualização do referido vídeo, houve um debate onde as crianças puderam explicar e refletir sobre a mensagem do vídeo.
Seguidamente foi proposto a todas as crianças a realização de um desenho que retratasse uma das partes do filme que achassem mais importantes em todo o processo da reciclagem.
Houve ainda oportunidade de, individualmente, apresentarem o seu trabalho ao grupo, onde puderam colocar o seu ponto de vista, bem como a explicação face à sua escolha.
Selecionaram-se 6 trabalhos das diferentes turmas para a elaboração do cartaz.
Como os trabalhos selecionados retratavam diferentes partes da escolha, surgiu a ideia de se retratar as diferentes fases da reciclagem: separação; recolha e fábrica para ser possível ter uma natureza menos poluída.
Desta forma os desenhos que aparecem no cartaz são:
1. Crianças a transportar o lixo para os ecopontos;
2. Devida separação do lixo pelos ecopontos;
3. Recolha do lixo;
4. Transporte para a fábrica;
5. Processo de transformação do lixo na fábrica;
6. Planeta limpo com a separação do lixo orgânico do reciclável.
Para completar o trabalho, todos os alunos do pré-escolar reuniram-se para escolher um título – O nosso planeta - e para finalizar, uma vez que paralelamente a este projeto na escola está a existir a preparação do musical “Floresta d´´agua”, decidiu-se escrever a letra da música que os alunos estão a treinar que contempla e completa a intenção da mensagem do filme “Geração Verdão”.