Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Escola EB da Vilarinha (Porto)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

cartaz

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
Memória descritiva
Este trabalho foi realizado com a colaboração das duas turmas (grupos) do J.I. da Vilarinha, de que fazem parte crianças dos 4 aos 6 anos. As crianças ajudaram a fazer a seleção das fotos, em que o critério era escolher aquelas onde atividades ligadas à separação de lixo e à reutilização de materiais fosse visível.
Reutizar materiais é prática habitual nas atividades de expressão plástica e de experiências matemáticas e musicais dos grupos do nosso J.I.
Foram mostrados os vídeos da Geração Verdão, a partir dos quais as crianças realizaram registos gráficos e das produções obtidas os adultos (educadoras e auxiliares) selecionaram os mais facilmente identificáveis.
As árvores desenhadas pelas crianças mais crescidas de um só grupo foram também selecionadas pelos adultos e foram o produto de uma atividade comemorativa do Dia da Árvore.
Ao longo do cartaz estão patentes artefactos que foram realizados a partir das vivências: sementeiras de Outono; preparação das capas para os trabalhos; decoração dos recetáculos para os chapéus; confeção de vasos; confeção de prendas para oferecer no Natal; realização de coroas e maracas para os cantares das Janeiras; realização de maquete do ciclo da água; atividades de matemática com tampas; dia da árvore; jogo de separação do lixo; atividade no atelier do Parque da Cidade -amigo imaginário; atividades autónomas na área da expressão plástica.