Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Cartaz Final: GERAÇÃO VERDÃO EM AÇÃO<br />
O resultado final do projeto ficou muito apelativo e harmonioso. Realizado com muito carinho e amor na esperança que cumpra a sua função de informar e motivar para a Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos.

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
Memória Descritiva
Cartaz – Geração Verdão
Logo no início do ano letivo, os alunos da EB1 de Maçãs de Dona Maria sentiram a necessidade de construir ecopontos para as salas de aula onde estes ainda não existiam. E a partir daqui surgiram novas problemáticas e projetos que vão ao encontro da necessidade de Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Para a execução deste projeto, o cartaz da Geração Verdão, os alunos do 1.º ciclo fizeram pesquisas na internet (com recurso a guiões de pesquisa), consultaram bibliografia sobre a temática e exploraram alguns vídeos no Youtube. As crianças da Educação Pré-Escolar recorreram a vídeos, histórias e canções exploradas pela educadora e desenharam com recurso a lápis de cor e marcadores.
Posto isto, foi realizada uma reflexão conjunta para aferir elementos comuns às pesquisas (elementos gráficos/ visuais, textuais e ideológicas). Após a escolha dos elementos chave a representar no cartaz iniciou-se o protótipo. Todos os alunos participaram nesta fase da composição pictórica, sendo que alguns dos elementos visuais criados acabaram por ser excluídos para que a mensagem principal do cartaz permanecesse clara e objetiva.
O cartaz foi realizado em cartolina A2 de cor verde (que simboliza a Natureza), com orientação vertical e a sua composição resulta de uma assamblagem com os vários elementos visuais, criados pelos alunos em papel de gramagem superior, com recurso a técnicas de cor com lápis de cera, riscadores e lápis de cor.
O resultado final do projeto ficou muito apelativo e harmonioso, correspondendo à sua função de informar e motivar para a Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos.
Os Professores, Educadora e alunos da EB1 Maçãs Dona Maria
30/05/2022