Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Fotografias:

Memória descritiva:
A construção do Ecoponto foi proposta a uma turma do 7.º ano de escolaridade, na disciplina de Educação Visual, tendo por base a aplicação de conteúdos da disciplina de acordo com as características do trabalho. O trabalho foi realizado durante o 3.º período.
1.ª Etapa: Motivação e abordagem de conceitos relacionados com a problemática dos resíduos e recolha de informação sobre as características dos Ecopontos.
2.ª Etapa: Desenho, por aluno, do esboço/ideia de um recipiente para a recolha de resíduos para colocar no bar dos alunos da escola.
3.ª Etapa: Desenho dos projetos individuais (representação gráfica rigorosa) tendo por base os esboços realizados. Tratamento da imagem do ecoponto..
4.ª Etapa: Escolha e seleção do(s) projeto(s) com as ideias mais interessantes e originais para serem replicados no trabalho final.
5.º Etapa: Construção do Ecoponto. Recorrendo a materiais reutilizáveis (ex: caixas de cartão) um grupo de alunos da turma procedeu à construção do Ecoponto de acordo com as características do projeto inicial. Para além do material utilizado (cartão) os alunos recorreram a outros materiais e técnicas: tesoura, colas, x-acto, tintas, pincéis e trinchas.
6.ª Etapa: O trabalho foi colocado no bar dos alunos onde servirá para os alunos fazerem a separação dos resíduos.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Para os resíduos reciclar, o Ecoponto deves usar!