Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco Escolas, foi proposto à turma do 2º A da EB1/PE do Jardim da Serra, participar no Desafio “Geração Verdão,” (Construção de três ecopontos para recolha diferenciada dos diferentes tipos de resíduos de embalagem) com o objetivo de trabalhar o conceito de economia circular. Esta atividade integrou-se no tema “Resíduos” a desenvolver pela turma durante este ano letivo.
Na disciplina de Artes Visuais, sob a orientação da professora titular de turma, foi construído um ecoponto verde, pelos nove alunos da turma, com recurso a diversos materiais reciclados, nomeadamente: caixas de cartão, rolhas e tampas de garrafas, entre outros.
Como extensão desta atividade, os encarregados de educação foram convidados a participar neste projeto auxiliando os seus educandos na construção de um ecoponto em casa. A turma foi dividida em três grupos, com um grupo a construir ecopontos azuis, outro, verdes e outro, amarelos.
Procedeu-se a uma votação pela professora titular de turma, pela docente de Artes Visuais e pelas coordenadoras do Eco Escolas para a escolha dos ecopontos vencedores.
Após a concretização dos ecopontos, os discentes foram envolvidos num debate sobre a importância da separação dos resíduos de forma correta, concluindo que esta é muito importante para a preservação do meio ambiente porque reduz os resíduos, economiza recursos naturais e evita a poluição do solo e da água.
Fazer a correta separação dos materiais recicláveis é uma obrigação.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Se o Planeta queres preservar, o lixo deves separar!