Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica da Cruz de Pau (Seixal)

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do trabalho desenvolvido no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da EB da Cruz de Pau com alunos que desenvolvem um Plano Educativo Individual, portadores de surdez e deficiência intelectual, surgiu a construção de um Ecoponto nas oficinas “ Jardim das letras” e “Eureka”, como sensibilização à necessidade de separar os lixos.
O trabalho com estes alunos tem como principais objetivos desenvolver capacidades de funcionalidade, de autonomia e de autoestima, de modo a conseguirem captar, organizar e transformar as informações adquiridas para a vida real e consequentemente a integração em diferentes contextos sociais.
Para dar forma a este projeto:
Os alunos forraram uma caixa de cartão com papel cenário e dividiram-na em 3 partes iguais, pintaram cada parte de uma cor (amarelo, verde e azul) e com recurso a revistas pesquisaram imagens das diferentes embalagens que recortaram e colaram na respetiva cor. Criaram uma frase de apelo à separação do lixo que foi colada no Ecoponto juntamente com embalagens / materiais reais. No seu interior, foram colocados 3 sacos, pendurados por apliques. Pintaram o símbolo da reciclagem que colaram no Ecoponto. Os Ecopontos encontram-se na sala onde funcionam as Oficinas e está a ser utilizado por alunos, professores e funcionárias que utilizam esta sala.
Os alunos:
Daniel Chipenda
Sara Freitas
Gonçalo Mendes
Nuno D`Oliveira
Ana Silva
Júlia Cardozo
Gonçalo Candeias

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Separar é respeitar o ambiente!!!
Coloca os resíduos no ecoponto certo!