Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória descritiva
Somos os meninos e meninas do Jardim de Infância da Escola de Sá. A nossa escolinha está situada em Arcozelo, no concelho de Vila Nova de Gaia e o nosso grupo tem 25 crianças dos 4 aos 6 anos.
Somos pequenos, mas já percebemos que o Planeta é a nossa casa e precisa muito de nós, pois sem a nossa ajuda, ele corre perigo e, claro, nós também. Estamos muito preocupados com a sobrevivência da nossa casa comum e com a sobrevivência da humanidade, que é a nossa família. Já tomámos consciência de que as nossas atitudes e comportamentos na conservação da natureza e no respeito e proteção do meio ambiente é muito importante. As plantas e os animais da Terra não podem desaparecer e isso depende muito de cada um de nós.
Para conseguirmos ter um mundo mais bonito e saudável, já aprendemos a importância da separação do lixo e já sabemos quais os resíduos a colocar em cada um dos ecopontos.
Sabemos que não está nas nossas mãos salvar o planeta todo, mas podemos fazer a nossa parte onde estamos todos os dias e naquilo que depende de nós na nossa casa, na nossa rua, na nossa escola, na nossa terra.
Assim, como passamos muito tempo na nossa escola, resolvemos construir ecopontos para a nossa sala de atividades. Fomos à cozinha e perguntámos se havia caixas que pudéssemos utilizar para este projeto. Arranjaram-nos três caixas de guardanapos para que pudéssemos colocar o vidro, o plástico e o papel separadamente.
De seguida, recolhemos materiais de desperdício usados diariamente nos nossos trabalhos, nomeadamente, embalagens de leite escolar, embalagens de iogurtes líquidos e caixas de ovos.
Depois de lavadas todas as embalagens a serem utilizadas neste processo, procedemos à sua colagem nas três caixas de cartão, De seguida, pintámos cada um dos três ecopontos com as cores habituais: azul, verde e amarelo.
Terminado o processo de construção e decoração dos ecopontos, temos estado a utilizá-los diariamente para a separação dos nossos lixos.
Este projeto tem sido muito interessante pois sentimos que estamos a fazer alguma coisa em concreto para melhorar o nosso planeta e até já levámos a ideia para casa e temos incentivado os nossos pais a fazerem como nós.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
A Separar... no futuro todos vamos ganhar!!!