Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Fotografias:

Memória descritiva:
Autores:
O trabalho foi desenvolvido por alunos com medidas adicionais (ao abrigo do DL nº54/2018) de diferentes níveis de escolaridade, pertencentes ao Eco clube com supervisão de duas docentes de educação especial e a colaboração de alunos do CEF Serralharia.
Processo de construção dos ecopontos:
Na área substitutiva Eco clube, os alunos supervisionados pelas docentes construíram os ecopontos: desde a preparação dos baldes, à pintura, à recolha de materiais reciclados para a decoração dos mesmos. Inicialmente, os alunos de CEF ajudaram na junção dos baldes.
Os alunos do Eco clube foram dando ideias para a decoração dos ecopontos.
Esta atividade envolveu os alunos quer no reaproveitamento de materiais usados para a decoração dos ecopontos, quer na sua execução e criação .
Todo o processo de construção ficou registado em fotografias.
Etapas do processo de construção dos ecopontos:
1 Os alunos apresentaram a sugestão de criar uma família de ecopontos.
2. Preparação dos baldes para a construção dos ecopontos:
3. Corte de um dos fundos para junção de dois baldes;
4. Pintura dos mesmos com várias demãos;
5. Decoração recorrendo a materiais recicláveis diversificados.
6. Colocação dos ecopontos no recinto escolar.
Materiais utilizados:
Baldes usados de chapa, aproximadamente de 20 litros, tinta acrílica verde, amarela e azul para pintar os três ecopontos; tampas de plástico, tampas de frascos de vidro, autocolante preto e branco, embalagens de plástico de bolachas, meias de vidro usadas, cápsulas de café, parte metálica das rolhas de espumante, cola quente, pincéis.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Trava a poluição, faz a separação!