Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Centro Escolar de Margaride (Felgueiras)

Fotografias:

Memória descritiva:
Este trabalho foi realizado na Escola Básica de Margaride, pelas turmas do pré-escolar, constituídas por vinte alunos cada sala, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
Para a motivação desta atividade foi projetado uma canção dos ecopontos e um PowerPoint, onde as crianças interagiram com perguntas/respostas, de seguida foi planeado a construção dos ecopontos, bem como definido as cores e os materiais a aplicar.
Para a construção/realização dos ecopontos foram utilizados bidões de detergente da máquina da loiça industrial e bidões de componente para calçado. As docentes recortaram os recipientes, os alunos devidamente orientados pintaram os recipientes, com as respetivas cores dos ecopontos. De seguida as crianças recortaram nos panfletos dos hipermercados os diversos materiais para colar.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Para a seleção da frase alusiva que apela à correta separação dos resíduos foi pedido a colaboração/interação das famílias, com o envio por email das mesmas. Posteriormente foram selecionadas em grupo.
As frases foram construídas utilizando os pacotes de leite escolar.
Foi criado no espaço exterior (recreio escolar) um cantinho para a colocação dos ecopontos, bem como as palavras "Reciclar, Reutilizar e Reduzir"