Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica 2,3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Educação Visual, foi proposto a realização deste trabalho em articulação com o Programa Eco-Escolas. Inserido num dos temas trabalhados na disciplina, Educação Ambiental, e no conteúdo do Eco Design, o trabalho consistiu num projeto + maquete de novos Eco Pontos para as salas de aula, segundo os princípios de conduta ambiental da nossa escola.
Inicialmente e após a apresentação e explicação da atividade por parte dos docentes da disciplina de Educação Visual, a metodologia projetual segundo a resolução de um problema, foi o ponto de partida, para a substituição dos velhos Eco Pontos nas salas de aula.
O trabalho partiu de pesquisas, assim como da informação nas sessões dos professores coordenadores e aplicadores das sessões do Projeto Eco escolas (iniciativa da escola na promoção direta de uma Educação Ambiental e transversal com a Cidadania). A pesquisa e a constatação da evolução deste tipo de contentores na forma e funcionalidade ao longo do tempo, ajudou na realização deste projeto e na solução traduzida na maquete, pois tudo foi pensado como uma ação para resolver o problema identificado, desenvolvendo o respeito pela prática útil e consciente na separação dos resíduos nos espaços das salas de aula.
Recorrendo ao cartão de embalagens com recurso a técnicas de corte, recorte e colagem, a turma apresentou um trabalho coletivo que constituiu na participação e exposição do projeto na cerimónia do “Hastear da bandeira verde – galardão 2020.2021”.
Deste projeto, surgiu a maquete para os 3 ecopontos, com relação direta com a disciplina de Educação Visual, com fases alicerçadas em aulas de campo na freguesia da Camacha e com entrevistas aos responsáveis pelo ambiente na Junta de Freguesia e Município de Santa Cruz.
Em conclusão, as aulas de Educação Visual foram o veículo importante desta consciencialização através do saber e do saber fazer.
O protótipo, agradou deveras aos alunos e a Equipa do Projeto Eco Escolas, congratulou-se com o empenho e envolvimento da turma.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Nunca somos pequenos de mais para fazer a diferença! (Greta Thunberg)