Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Fotografias:

Memória descritiva:
O «Mundo Verde» é uma nova entidade gestora a operar em Portugal, responsável pela recolha e valorização da reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. Foi dado a conhecer aos alunos o objetivo desta instituição.
Os discentes foram também alertados para o problema da importância das embalagens que todos nós consumimos diariamente no nosso dia a dia. Assim no sentido de alertar a comunidade escolar/ sociedade para esta temática, os alunos da turma G, do 7ºano de escolaridade, decidiram realizar a construção dos ecopontos com a supervisão da docente de Ciências Naturais.
Todos os materiais utilizados foram reciclados e angariados pelos alunos extra aula, tais como:
cartão, plástico, cartolinas, papel, tesoura, cola, papel de embrulho reciclado. etc.
Para a construção dos ecopontos procedeu-se da seguinte Maneira:
-os alunos procuraram e angariara todos os materiais que necessitavam:
- 3 caixas de cartão aproximadamente da mesma altura, (caixas de fraldas de bebé) seguindo as orientações do regulamento do projeto;
- As caixas foram forradas com um saco de plástico, para evitar que os líquidos vertam e
Danifiquem os ecopontos;
- Na parte exterior a tampa das caixas, elaborou-se o molde da tampa, e foram colocados os respetivos
endereços ( azul, verde e Amarelo);
- Por último os ecopontos foram personalizados.
Nas aulas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, foi dado a conhecer o projeto lançado pela ABAE, Eco-Escolas: «Geração Verdão». Os alunos da turma G, do 7ºano,decidiram abraçar o projeto com entusiasmo.
O envolvimento da turma, foi bastante positivo, sendo decidido em grupo turma, quais os ecopontos que deveriam ir a concurso no projeto Eco-Escolas.
Após a finalização da construção dos 3 ecopontos, os mesmos foram colocados na sala de Ciências Naturais CN1, para posteriormente serem utilizados pela a comunidade escolar.
Escola Básica 2,3 Dr. Ruy D´Andrade, Entroncamento.
Alunos: Nina Rocha, Luana Costa, Adriana Rodrigues e Elayne raposo.
Docente Fernanda Ferreira.
Disciplinas Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Se o planeta queres preservar a reciclagem vais ter que praticar.!