Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica do Caldeiro (Estremoz)

Fotografias:

Memória descritiva:
Os ecopontos foram realizados pelos alunos da Escola do Caldeiro, tendo sido salvaguardada a participação das crianças de todas as turmas.
As questões ambientais e a necessidade de promover a sustentabilidade do planeta estiveram na base deste projeto.
Os ecopontos foram feitos com o reaproveitamento de embalagens de cartão cedidas a esta escola (em vez de seguirem para a reciclagem). A reutilização e o reaproveitamento de materiais foram tidos em conta na construção dos ecopontos tendo sido utilizados materiais diversos nomeadamente: espumas, lãs, dracalom; restos de cartolinas variadas, tampas, cartão, tinta, cola etc.
A realização dos ecopontos envolveu todas as turmas e as crianças foram organizadas em pequenos grupos para participarem nas diferentes fases de construção.
A ideia dos «monstrinhos» partiu da imaginação e criatividade das crianças, tendo sido sempre salvaguardada a sua participação ao longo do processo.
A atividade motivou as crianças e o seu envolvimento foi evidente em todas as fases do projeto.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
«Usa o ecoponto...o planeta agradece!»