Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Fotografias:

Memória descritiva:
1. AUTORES DO TRABALHO
O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 2ºA e 2ºB da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveram, ao longo do ano, o tema «Geração Verdão» no âmbito do projeto Eco-Escolas. Participaram neste projeto 40 alunos e 3 professores.
2. RECOLHA DA INFORMAÇÃO
Procedeu-se, na primeira fase, à recolha de toda a informação disponível, nomeadamente:
• Pesquisas na internet
• Visionamento de vídeos
• Livros trazidos de casa pelos alunos
A necessidade urgente de tornar o ambiente menos poluído e, consequentemente, mais saudável norteou toda a busca de informações numa primeira fase. Após a identificação de todas as ameaças que ensombram o meio ambiente facilmente se chegou à consciencialização da necessidade de se fazer um bom tratamento dos “lixos”. Decidiu-se então partir para a construção de Ecopontos apelativos ao olhar e criadores de uma mentalidade mais “verde” em todos nós.
Para atingir essa meta (criar ecopontos apelativos) foram realizadas várias “brainstorming” quer em cada turma quer em conjunto das turmas.
Os alunos foram dando sugestões baseadas na sua vivência e na disponibilidade de materiais em casa ou na escola. No final foram feitos “esboços-projetos” dos trabalhos finais.
3. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Como foram preparados e realizados os ecopontos
Partindo dos referidos “esboços-projetos” foram então escolhidos materiais tendo sempre em conta a utilização de materiais já usados e entretanto inúteis para a sua função. Foi decidido que a base de cada ecoponto fosse igual para todos dando, posteriormente, identidade a cada um, com diferentes materiais tendo em conta os materiais que recolhe bem como todos os materiais possíveis de reciclar. Ressalvou-se que no caso do vidrão não seria usado qualquer vidro pela perigosidade que apresentaria quer na construção quer no posterior uso.
Um dos alunos referiu que os avós tinham baldes inutilizados, uns por estarem rachados e outros por terem buracos, que podiam ser utilizados nos “corpos” dos ecopontos.
Criaram-se então dois meninos (ecopontos verde e azul) e uma menina (ecoponto amarelo) no intuito de simular os pares das marchas populares tão características do nosso país, uma vez que os alunos estão a preparar uma marcha para a festa de final do ano. Aproveitando buracos existentes nos baldes foram feitas as entradas para os resíduos após o que se colaram dois baldes, pela parte mais larga. Os vasos simbolizam os chapéus e servem para tapar as entradas de resíduos. Para identificar cada um dos ecopontos foram feitas uma saia(amarelo), uma faixa (verde) e as abas do casaco (azul). Com os materiais para reciclar foram criados adereços para cada um.
Materiais utilizados
- Baldes
- Vasos
- Materiais para reciclar (embalagens de plástico, metal e papel)
- Partes de REE’s.
Envolvimento dos alunos
Cada aluno imaginou e desenhou o seu ecoponto numa primeira fase. Numa segunda fase foram recolhidos materiais e escolhidos, pelos alunos, quais utilizar nos ecopontos. Com a supervisão de um adulto, e usando cola quente, foram construídas e aplicadas pelos alunos cada uma das partes (olhos, nariz, boca, pés, etc.). Todos os alunos das turmas participaram, pelo menos uma vez, na colagem e criação da “característica própria” de cada um dos ecopontos.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
“Pelo S. João a marchar, separar o lixo para o planeta conservar!