Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 2,3 D. José I (Vila Real de Santo António)

Fotografias:

Memória descritiva:
Desafio 2021/2022 - Geração Verdão
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
“Sê um Geração Verdão, segue as cores, usa o ecoponto e acaba com a poluição”.
1. Foram realizadas várias atividades para dar a conhecer aos alunos os objetivos da recolha diferenciada dos diferentes tipos de resíduos de embalagem e para os envolver na temática:
a) Quantidade de resíduos espalhados pelos diferentes continentes (sensibilização para o tema):
● Visualização do documentário “ A odisseia de uma garrafa”
https://youtu.be/EWqnWXnXURw;
● Animação – “Uma ilha de lixo” - https://youtu.be/ZcDFmNz0Utc
● Documentário – “5 ilhas de plástico” - https://youtu.be/F6v_ibKMNOY
b) Separação de resíduos para reciclagem:
c) Animações da Sociedade Ponto Verde – “Dicas para reciclar”
https://youtu.be/61UVxmIuG54 ; https://youtu.be/BH4FhxYx6BU ; https://youtu.be/T5OtrfXC5dk ;
https://youtu.be/k8mMBs2ieJQ
d) Separação de lixo – Quiz’s
e) Realização de cartazes para sensibilização da comunidade escolar;
f) Criação de frases apelativas sobre cuidados a ter na colocação dos resíduos nos ecopontos – atividade realizada no Googleslides.
g) Realização de nuvens de palavras utilizando a aplicação wordart;
h) Realização de bandas desenhadas utilizando a aplicação Storyboard.
2. Upcycling I Construção de Ecopontos
Da atividade resultou a construção de três ecopontos – verde, amarelo e azul, com 50cm de altura:
3. Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 5.º ano do PCD - Projeto Curricular Diferenciado. Surgiu integrado no âmbito dos domínios a desenvolver na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, em articulação com as disciplinas de Mundo Atual, TIC, Oficina de Letras e Oficina de Projeto.
Os materiais recolhidos foram: três caixas de cartão; embalagens de leite, revestimentos de garrafas de plástico; embalagens de papel de bolachas; sacos do lixo, sacos de papel de lojas; revistas de promoções de hipermercados; embalagem de ovos e garrafas de plástico.
Utilizou-se material de desgaste: cola quente, cola branca, fita adesiva transparente, fita adesiva dupla-face, tesouras, papel de embrulho, cartolinas e marcadores.
Os materiais foram recolhidos, lavados e preparados pelos alunos com o auxílio de professores. As caixas de cartão foram oferecidas aos alunos por uma papelaria.
Depois de retiradas as aberturas de plástico das embalagens de leite, foram recortadas para se proceder à construção de filas de pacotes unidas com a cola quente. Uniram-se três tiras para formar a altura necessária para forrar as caixas de cartão (as caixas foram abertas para facilitar a sua forragem).
Com o retroprojetor, os alunos desenharam as imagens correspondentes a cada ecoponto. As imagens foram preenchidas e coladas com bocadinhos de materiais recolhidos, de acordo com a cor de cada ecoponto.
As caixas foram fechadas, forradas com os sacos do lixo correspondentes, unidos e decorados com os trabalhos que os alunos foram realizando antes de se iniciar a construção dos ecopontos.
Depois do trabalho realizado, os alunos e professores envolvidos no projeto foi criada a frase para corretamente se utilizarem os ecopontos:
“Sê um Geração Verdão, segue as cores, usa o ecoponto e acaba com a poluição”.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Sê um Geração Verdão, segue as cores, usa o ecoponto e acaba com a poluição.