Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Fotografias:

Memória descritiva:
Foi lançado o desafio da construção de ecopontos a várias turmas e também aos alunos da educação especial que frequentam o centro de apoio às aprendizagens. Estes alunos têm uma hora disponível para trabalharem com uma das coordenadoras do projeto Eco-escolas. Como se mostraram bastante entusiasmados com a ideia (foram estes alunos os autores dos trabalhos aqui submetidos) começamos a construção dos ecopontos que demorou algumas semanas. Fizemos primeiro ecopontos amarelos, depois ecopontos azuis e, finalmente o ecoponto verde. Os alunos pesquisaram sobre os resíduos que se podem colocar nos ecopontos; decidimos reunir alguns desses resíduos e também algumas imagens para decorar os ecopontos. Procuramos cartolinas usadas em outros trabalhos e restos de papel de cenário. Para a decoração e palavras a colocar nos ecopontos cada um deu o seu contributo.
Os ecopontos construídos foram colocados: na biblioteca, na direção, na secretaria, nas salas de trabalho e de convívio dos professores, nas salas de educação visual, no laboratório, nas salas de aula.
Os materiais que utilizamos na construção dos ecopontos foram: caixas de cartão velhas, bocados de papel de cenário que sobraram de outros trabalhos, bocados de cartolina de trabalhos antigos, resíduos para decorar, cola, guaches, marcadores, lápis de cor e imagens.
Houve também alunos de uma turma de 11º ano que construíram ecopontos amarelos.
Como tínhamos de escolher um conjunto de trabalhos para submeter e, os alunos do centro de apoio às aprendizagens estavam tão contentes com os seus trabalhos, resolvemos escolher estes, reforçando positivamente o desempenho destes alunos.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
O papel vais descartar? No azul deves colocar.
Já bebeste o teu leitinho? A embalagem é para o amarelinho.
Acabou o vinho bom? Coloca a garrafa no vidrão.