Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Fotografias:

Memória descritiva:
Com o objetivo sempre presente de criar hábitos saudáveis, de preservação do planeta e sustentabilidade os nossos alunos foram convidados a desenvolver um conjunto de atividades que lhes permitisse colocar em prática estes valores.
Assim, através de diferentes filmes “Geração verdão”, “A vida de uma embalagem”, “A whale's tale”, entre outros, os alunos refletiram e debateram os cuidados que devemos ter para a preservação do planeta, chegando a explorar os conceitos da política dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar.
Em seguida, envolveram-se na construção de dois ecopontos para a sala de aula criando a Mss. Cartoon e o Mr. Caps , com recurso a diferentes materiais de desperdício, entre eles:
- Caixas de cartão;
- Copos de iogurte;
- Diferentes tampas de plástico;
- Rolhas de cortiça;
- Tintas acrílicas;
- Autocolantes “Geração Verdão”.
Finalmente, como forma de consolidação dos conceitos trabalhados realizaram um conjunto de jogos e atividades tais como a construção de um quantos queres, jogo de separação de embalagens, aprender músicas alusivas “O planeta limpo do Filipe Pinto” e “Proteger a Natureza”.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Vamos reciclar, reduzir e reutilizar e para o nosso planeta continuarmos a ajudar!