Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Fotografias:

Memória descritiva:
Os ecopontos foram construídos pelas crianças do pré-escolar da sala verde do Centro Paroquial de Almalaguês. Este ecoponto surgiu porque as crianças da sala constataram que no pré-escolar não havia ecopontos para que se fizesse a correta separação do lixo que produzíamos ao longo do dia. Os materiais utilizados foram os seguintes: baú de plástico estragado/ em mau estado, jornal, cola branca, restos de placa de isolamento , tintas e cola. Em reunião de grupo as crianças sugeriram que poderíamos utilizar um baú que estava estragado e assim poderia ter os três ecopontos.
Construímos três ecopontos, mas que estão todos juntos num mesmo recipiente, mas devidamente separados no seu interior.
Iniciamos este processo por tapar todos os buracos com restos da placa de isolamento. Depois com cola e jornal começamos a tapar todo o baú. Este processo foi bastante demoroso pois tivemos que fazer várias camadas e para que ficasse mais resistente. Em seguida tivemos que colocar uma tampa que fosse amovível para que conseguíssemos abrir e fechar para retiramos o lixo e levar para os ecopontos da aldeia. Nesta tampa recortarmos três aberturas para os três ecopontos diferentes. Em seguida revestimos também com cola e jornal para que ficasse resistente. O interior foi feito com duas divisórias para que assim tivéssemos três ecopontos(azul, verde e o amarelo).
Findo este processo iniciamos a pintura. No final em reunião falei com o grupo que deveríamos colocar uma frase alusiva ao trabalho. A frase que as crianças mencionaram foi a seguinte: O Lixo devo separar e as cores do ecoponto respeitar.
De referir também que ao longo deste processo fomos trabalhando em pequenos grupos para que todos ajudassem na construção. Quando o ecoponto está cheio, vamos em grande grupo levar para reciclar ao ecoponto mais próximo da instituição. Aliás este foi um dos pedidos feitos pelas crianças, ao presidenta da Junta de Freguesia- a colocação de um ecoponto mais perto da instituição ou mesmo na instituição.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
O Lixo devo separar e as cores do ecoponto respeitar.