Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Colégio D. Duarte (Porto)

Fotografias:

Memória descritiva:
No nosso clube Eco-Escolas resolvemos desenvolver uma campanha de sensibilização relativamente separação correta de resíduos que incluiu não só o desafio da Geração Verdão, upciclying, mas também com a parceria estabelecida com a LIPOR num plano de otimização de separação de resíduos.
As realizações destas ações prendem-se com o facto de, apesar de ser um tema trabalhado todos os anos, continuar a ser muito difícil a mudança de atitude pelos alunos e a sua consciencialização, não tanto para a importância da separação e reciclagem, porque já a têm, mas mais para a separação correta dos resíduos, que continuam a não o fazer sempre e devidamente,
Assim, estudamos várias formas de podermos transmitir uma mensagem mais eficaz tentando minimizar esta situação. Por conseguinte, concluímos que a construção de ecopontos elaborados pelos alunos e mais atrativos, servissem, não tanto para serem usados diretamente, visto o plano de otimização da LIPOR já contemplar estes materiais, mas para chamar a atenção e explicar que materiais deveriam ser colocados em cada um deles.
Desta forma foram escolhidos como materiais caixas de sapatos, nas quais colocamos exemplos de materiais, em formato real, que deveriam ser colocados em cada ecoponto.
Estes ecopontos vão ser colocados num local que seja visível para toda a comunidade, juntamente com um trabalho elaborado no ano transato, pelos meninos de 12º ano, também com o mesmo objetivo.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Para o nosso ambiente ajudar e ser possível reciclar, os resíduos temos que saber separar.