Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica de Eixo (Aveiro)

Fotografias:

Memória descritiva:
Os alunos do clube interação dos alunos ativos (CIAA) do 8º e 9º anos de escolaridade recolheram embalagens tetrapak ao longo do 1º semestre e trataram-nas. Fizeram uma planificação para construir os ecopontos para vidro e papel.
Outro grupo de alunos, das medidas adicionais do 5º ano e 7º ano, em contexto de Centro de apoio à aprendizagem (CAA), com as respetivas docentes de Educação Especial, desenvolveram o ecoponto “Destampado” com vista à recolha de tampinhas de plástico. Esta criação do ecoponto “Destampado” permite a recolha de tampinhas a entregar a uma família, para pagar as terapias da criança com necessidades educativas.
Estes ecopontos para além da suas funções ecológicas, visam sensibilizar a comunidade escolar para as causas sociais.
As Etapas desenvolvidas foram:
- a sensibilização para os comportamentos responsáveis e ecológicos;
- a análise dos pontos de reciclagem da Escola;
- os 5R's;
- a reflexão sobre a importância das ações em prol de um bem maior e de as mesmas poderem contribuir para ajudar alguém e também o planeta;
- os materiais utilizados no ecoponto “Destampado”: CD, desperdícios embalagens em cartão e tampinhas de plástico;
- O materiais utilizados nos ecopontos do vidro e do papel: embalagens tetrapak usadas.
O grupo de aluno ainda prevê fazer a gravação de um vídeo para sensibilizar a comunidade escolar.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
O tempo está a acabar, está na hora de (se)parar