Colégio O Sossego da Mamã (Almada)
Fotografias:
Memória descritiva:
Projeto: A reciclagem
Grupo: Sala Bordallo Pinheiro
Faixa etária: 3/4 anos
Durante o mês de março o grupo abordou o tema da RECICLAGEM! Este gesto tão importante na proteção do meio ambiente- reciclar- era, até então, desconhecido por muitos, de acordo com aquilo que conversámos em grande grupo. Poucas crianças já conheciam estes caixotes do lixo coloridos e não tinham a certeza que tipo de lixo deveriam colocar lá dentro.
A verdade é que tínhamos saquinhos dos ecopontos que estavam na nossa sala desde o início do ano letivo, mas as crianças nunca sequer tinham questionado o que seriam aqueles três saquinhos. Por vezes, até os utilizavam para brincar e criar barreiras com eles. Após esta atividade, o grupo aprendeu a utilizá-los e demos-lhes uma nova vida.
Começámos por falar sobre o lixo, a poluição do nosso planeta, a política dos 5 R’s e consequentemente, sobre um destes R’s- a reciclagem. Fomos colando imagens sobre todos estes temas num painel. De seguida, ouvimos uma música do Filipe Pinto, sobre a temática: O Planeta Limpo do Filipe Pinto - Mundo a Reciclar. Aprendemos a sua coreografia e memorizámos a canção e a forma de separar corretamente o lixo.
Pintámos, com lápis de pastel de óleo, quatro desenhos de ecopontos grandes que colocámos na sala para nos lembrarmos sempre do que devemos colocar em cada um dos ecopontos.
De seguida, decidimos criar os nossos próprios caixotes para separarmos o lixo, com caixas de cartão reutilizadas, das mercearias que são utilizadas no colégio. Pintámos com tintas acrílicas e colámos imagens do lixo a colocar em cada um deles. Cada ecoponto tem, também, uma tampa com formato diferente (círculo, triângulo e quadrado), podendo também esta ser uma capacidade estimulada simultaneamente, ao ajudarmos os adultos a reciclar. Assim, o adulto pode pedir à criança para colocar o lixo no ecoponto cuja tampa é um triângulo, por exemplo. Dentro de cada caixa estão os velhos saquinhos que são retirados cada vez que temos que os despejar.
Para além disso, cada criança pintou o desenhos dos ecopontos, colando o lixo nos diferentes espaços. Algumas crianças, inicialmente, ainda manifestaram algumas dúvidas, pois não tinham a certeza de que material seria feito aquele objeto, mas assim que percebiam se era vidro, papel ou plástico, identificavam imediatamente se seria no ecoponto amarelo, azul, verde ou vermelho. Com o tempo e com a criação desta rotina, o grupo foi aprendendo a separar o lixo que fazemos em sala.
Uma vez que temos definidos semanalmente os responsáveis de sala, estes adquiriram uma nova tarefa e à sexta-feira é necessário despejar os ecopontos da nossa sala nos ecopontos grandes que estão na rua, para que sejam recolhidos pela AMARSUL semanalmente.
Frase que apele à correta separação os resíduos:
No verde colocamos o vidro,
No azul o cartão,
No amarelo o plástico
E só resta as pilhas no pilhão.
Uma tarefa tão simples
Como reciclar
Transforma o Mundo
E nunca é tarde para começar!