Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória descritiva do projeto:
Na turma do 6º 8 ª da Escola Básica Pedro de Santarém em Lisboa que pertence ao Agrupamento de Escolas de Benfica, os alunos construíram em grupo um Tampinhas " Salta-me a Tampa", um Pilhão " Transforma a energia" e um Cortição "Tens o Mundo na mão coloca no cortição!" , à semelhança dos EcoPontos. O projeto foi desenvolvido pelos 28 alunos que compõe a turma.
No âmbito do domínio do Desenvolvimento Sustentável proposto para o 6º ano na disciplina de Cidadania e desenvolvimento, os alunos criaram, em grupo, dois tampinhas, dois pilhões e dois cortições. Toda a conceção do projeto foi realizada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento sob a orientação da professora Sara Roque e, sempre em articulação com o Ecoescolas e de acordo com os projetos lançados: “ Economia Circular”.
Para este trabalho contámos com a preciosa ajuda das professoras Delfina Agostinho e Fátima Abreu.
Antes de iniciarmos esta grande “aventura” os alunos pesquisaram e discutiram em sala de aula sobre o que é o desenvolvimento sustentável? Como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável?
Todos chegámos à conclusão que o desenvolvimento sustentável é possível se todos contribuirmos, se todos estivermos dispostos a alterar hábitos e comportamentos que colocam em perigo as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável começa em cada um de nós.
Assim, quisemos de uma forma criativa, sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de mudança de comportamentos, apelando à prática da reciclagem dos materiais usados, ou seja, se reciclarmos podemos dar uso a coisas que iriam para o lixo. Foi o que fizemos sobretudo com o cartão. Com eles fizemos o nosso tampinhas, pilhão e cortição e, não só embelezámos a nossa escola como sensibilizámos a comunidade escolar para adoção e promoção de comportamentos que valorizem a reciclagem, redução e reutilização; bem como para a reflexão sobre as boas práticas na sociedade para assegurar um desenvolvimento sustentável.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Faz me saltar a tampa! Um pilhão transforma a energia! Tens o Mundo na mão coloca no cortição!