Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Universidade Sénior de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Fotografias:

Memória descritiva:
Foi nossa intenção, dotar as instalações da Casa do Povo de Câmara de Lobos, instituição onde decorrem as aulas da Universidade Sénior, com ecopontos, desde o vidrão, cartão, plástico e orgânico, transmitindo aos alunos e visitantes sobre a importância da separação.
Os nossos ecopontos foram construídos a partir das caixas de cartão de ovos (24 unidades). A ideia surgiu no âmbito das nossas limpezas, pois tínhamos muitas caixas de ovos que sobraram de uma atividade de anos anteriores das Ornamentações de Rua.
Para a construção dos ecopontos, utilizamos 4 bandejas de ovos, que foram unidas pela cola quentes e posteriormente reforçamos com agrafos nas laterais.
Para a identificação dos ecopontos, utilizou-se tintas em desuso, cedidas por uma empresa de construção Civil (Vicente Vieira).
Na fase da construção contamos com a colaboração de uma voluntária, Cecília Silva que em conjunto com duas alunas montaram os caixotes. Na fase da pintura, colaboraram o Senhor Ricardo, funcionário da Casa do Povo no âmbito de um programa de emprego e quatro alunas das aulas de Rendas Antigas e Ciências da Terra e da Vida.
Não foi criando um dia e hora para está atividade, simplesmente aproveitou-se a disponibilidade dos alunos para a criação dos ecopontos.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Corretamente vamos separar para rápido reparar o planeta.