Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Fotografias:

Memória descritiva:
Casa Pia de Lisboa
CED D. Nuno Ávares Pereira
Projeto de sensibilização para novas atitudes de consumo sustentável
7º ano – Turma M - Ano lectivo 2021/22
Profs. Mário Ereio (Cidadania e Desenvolvimento e Geografia) e Luísa Cunha (EV e ArtStudio)
Etapas de trabalho
Pesquisa nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento sobre o tema da separação dos resíduos produzidos pelos alunos na escola, nomeadamente nos lanches da manhã e da tarde e também sobre o destino a dar à grande quantidade de máscaras utilizadas no CED NAP. As máscaras são fornecidas pela escola, ao início do dia e trocadas no início do turno da tarde, e sempre que haja essa necessidade.
Apresentação aos alunos para esta temática, sensibilizando para a construção de Ecopontos para colocação em todas as salas no Edifício do Ensino Integrado da Música (na aula de Cidadania e Desenvolvimento e com o professor de ArtStudio). Os alunos propuseram alargar este projeto às restantes salas de aulas da escola e também aos espaços comuns.
Os materiais utilizados foram caixas de papel recolhidas pelos alunos e também cedidas pelos professores. Estas caixas provem de encomendas recebidas quer na casa dos alunos, professores e na escola. Os restantes materiais utilizados provém da gestão dos alunos e professores na sala de EV e ArtStudio, que são autênticas Eco-Salas, pois todos os materiais que não são utilizados são guardados para futuros trabalhos, não havendo assim a necessidade de comprar mais. Por exemplo, as tampinhas são utilizadas para servirem de palete para as pinturas com guaches ou em outras técnicas.
Execução dos Ecopontos por grupos de trabalho (ArtStudio).
Distribuição pelas salas de aulas, com a apresentação do projeto aos alunos das respetivas salas, sensibilizando os mesmos para a importância da separação.
Os alunos envolvidos no projeto procedem à recolha dos resíduos, no final da semana, e vão depositar os mesmos nos Eco-Pontos existentes na escola, para recolha posterior pelos Serviços da CML.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Vamos ajudar a salvar o Planeta Terra, a nossa casa!