Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os docentes do 3º ciclo de Educação Visual desafiaram todos os seus alunos (7º, 8º, 9º) da escola Secundária José Macedo Fragateiro a participar no desafio” Geração Verdão” Foi sugerido aos discentes que construíssem ecopontos (azul, verde e amarelo) para serem colocados nas salas de aula e/ou átrios dos blocos. Deu-se início aos trabalhos com uma sensibilização ambiental para aspetos como a poluição dos solos e dos oceanos com a visualização de imagens e vídeos. Os alunos, em pequenos grupos das diversas turmas, construíram os ecopontos a partir das caixas de cartão que embalaram os computadores que foram distribuídos aos alunos, no âmbito do programa nacional de digitalização das escolas, bem como, foram reutilizadas, para o mesmo fim, caixas de peças de automóveis, vindas de indústrias da zona e restos de materiais que já tinham sido usados noutros trabalhos de Educação Visual e Educação Tecnológica. Depois de realizarem uma pesquisa sobre a correta separação dos lixos, projetaram o seu trabalho começando por elaborar estudos e esboços dos vários ecopontos e selecionar os materiais mais adequados à forma e função do objeto a construir. Posteriormente passaram à montagem e assemblagem dos vários elementos, culminando na decoração exterior de cada Ecoponto nas cores respetivas.
Os trabalhos selecionados foram realizados nas turmas do 8ºE e do 9º B, no entanto, todos os alunos se envolveram com bastante entusiasmo e criatividade nesta atividade tendo sido equipadas várias salas de aula com ecopontos.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Para o planeta melhorar, vamos todos reciclar!