Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 2,3 Inês de Castro (Coimbra)

Fotografias:

Memória descritiva:
As autoras deste projeto foram as coordenadoras do programa Eco-escolas, Anabela Rigueiro, Rosa Marques e Susana Bugalho, com a colaboração das docentes Isabel Dias e Jacinta Pires. Os alunos envolvidos na execução e decoração dos ecopontos foram alunos dos 5.º, 7.º e 8.º anos.
Para a construção dos ecopontos, começámos por guardar as caixas que trazem o papel para as fotocopiadoras da reprografia da escola.
Posteriormente, como coordenadoras dirigimo-nos a uma loja para adquirir tintas, pincéis e cola, para iniciar o processo de construção.
Nas horas sem componente letiva, nas horas livres dos alunos e/ou na hora do Clube das Ciências:
- começou-se por recortar parte da caixa com a configuração das “entradas” dos ecopontos existentes na rua;
- de seguida, forrou-se as caixas com jornal e cola;
- depois de seco, pintaram-se as caixas com tinta branca;
- posteriormente, pintou-se cada ecoponto com a respetiva cor;
- por fim, decoraram-se os ecopontos a gosto, utilizando tampinhas escreveu-se "Eco Escola" e colocaram-se no topo exemplos de resíduos que se devem colocar em cada ecoponto elaborado.
Quanto aos materiais utilizados e como já foi referido, utilizaram-se:
- caixas de papelão;
- jornais;
- cola;
- tintas branca, amarelo, verde e azul;
- embalagens diversas (garrafa de plástico de água, embalagem tetra pack de sumo, lata de refrigerante, embalagem de plástico vazia de lenços de papel, garrafa de vidro, copo de iogurte de vidro, papéis de jornal e de apontamentos antigos, embalagem de papel de barritas e tampas diversa cores de plástico).
Envolver os alunos neste género de atividades é algo fácil de conseguir, pois nas aulas de Ciências Naturais e de Físico-Química sensibilizamos os alunos para os problemas ambientais, para a necessidade de se fazer a separação dos resíduos, de forma a preservar o nosso Planeta. Por isso, no dia e hora combinada, os alunos estiveram sempre presentes, prontos a colaborar.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
“Para o Planeta preservar, é necessário reciclar”