Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Fotografias:

Memória descritiva:
Este desafio foi dado a conhecer durante o mês de novembro aos elementos do Conselho Eco-Escolas. Os treze alunos do Clube do Ambiente, EcoAlex, é que foram os responsáveis pelo trabalho deste desafio, em conjunto com as professoras responsáveis pelo clube. Recolheram-se latas de tinta usadas (colaboração de alguns encarregados de educação e professores) e limparam-se, com uma lixa adequada para o metal. Adquiriram-se as três cores de tinta (loja de tinta parceira) e pintaram-se as latas. No rebordo superior de cada lata foi colocada uma fita adesiva para evitar possíveis cortes nas mãos. Mais tarde, elaboram-se ilustrações alusivas a cada cor e foram colocadas em cada ecoponto.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, duas turmas do 9ºano realizaram uma atividade de sensibilização e esclarecimento sobre a adequada utilização dos três ecopontos, junto das turmas do 2ºciclo. Esta atividade correu com bastante sucesso, em espaço aberto, num dos pátios exteriores da escola. Verificou-se que existem ainda alunos que não sabem usar corretamente os ecopontos, distribuindo o lixo aleatoriamente por todos eles.
Os ecopontos construídos foram colocados cada conjunto de três, à entrada de cada um dos blocos de aulas da escola, onde estão a ser utilizados, nomeadamente por alunos.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Se o local escolar que frequentas queres ver asseado, todo o lixo deve ser separado.