Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

Fotografias:

Memória descritiva:
Sensíveis às questões ambientais, um grupo de alunos da turma CD do 8º ano da escola de Dairas, aceitaram o desafio de construírem contentores diferenciados para os diferentes resíduos.
Esta situação foi desencadeada após uma reflexão conjunta sobre a constituição dos diferentes resíduos e o seu destino mais frequente. Assim, alertados para a problemática do aumento dos resíduos, dos prejuízos para a saúde e para o ambiente e, ainda, sabendo que muitos dos recursos não são renováveis, analisaram qual a melhor forma de colaborar para minimizar essa problemática. Dessa reflexão decidiram construir um conjunto de contentores/ recipientes que tivesse um aspeto bonito, moderno e que, através da alegria, cativasse os restantes colegas a também eles serem agentes ativos e protetores do ambiente.
Os recipientes foram elaborados ao longo de 4 semanas, na sala de aula da escola. Os alunos envolvidos usaram os seus tempos livres a as aulas de Cidadania para concluírem este seu projeto. Os materiais usados foram jornais, revistas, caixotes, cola e tampinhas em fim de vida. O Papelão foi decorado com recortes de jornal de famosos, lembrando um estilo "Nova Iorque". O recipiente do plástico foi decorado com tampinhas dispostas em arco-iris, simbolizando a esperança de que vamos conseguir melhorar o nosso Planeta reduzindo a poluição.
O resultado final expressa a energia e alegria própria da sua faixa etária e o compromisso de que, se cada um quiser é muito fácil colaborar. Com pequenos gestos, vamos reciclar e o nosso planeta ajudar!

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Para na Terra residir, os 3 R´S tens de seguir