Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)
Memória descritiva:
Os alunos do 5.º ano da turma C, no âmbito da Flexibilidade e Autonomia Curricular (DAC), participaram no Projeto 25 anos Eco-Escolas abraçando o desafio de realizar um vídeo com coreografia baseado na letra da música “Polar Bears in Beds of Roses”. A mensagem transmitida pela letra da canção “Polar Bears in Beds of Roses” de Edouard Priem e Sébastien Duthoit, coadunava-se ao trabalho de projeto idealizado pelos alunos e enquadra-se no tema do Projeto Educativo do Agrupamento de Idães “Educar para a bondade pelo conhecimento” o que possibilitou a participação dos alunos no referido projeto.
O facto de a atividade incluir o recurso à dança como meio de comunicação e sensibilização, foi primordial para que nas aulas de Educação Artística e Contemporânea os alunos tenham explorado vídeos com danças do mundo. Partindo das suas pesquisas e visualizações, escolheram um tipo de dança (dança de rua), selecionaram passos e movimentos: moonwalk, dança robótica, waving e shuffle dance pelos quais manifestaram maior interesse e consequente predisposição para os aprender.
Como a escola se encontra em obras, a turma não dispunha de um espaço adequado para este desafio e os alunos praticaram na sala de aula. Preparar a sala no início e no final de cada treino, desviando e amontoando mesas e cadeiras, para conseguir algum espaço livre no qual todos pudessem movimentar-se e dispor-se em coreografia de grupo não foi uma tarefa fácil. Vários alunos não possuíam computador, telemóvel, nem internet em casa, factor que também dificultou o treino e preparação para a atividade que requeria trabalho individual. Apesar da falta de espaço, de recursos físicos para praticar, das ausências frequentes de alunos devido aos confinamentos provocados pelas infeçoes por Covid-19, das obras da escola a decorrerem em simultâneo, de outras atividades escolares que coincidiram com o horário dedicado aos treinos, das alterações ao calendário escolar (entre outros obstáculos a ultrapassar), que reduziram o número de aulas, deu-se continuidade à atividade.
Pensar e preparar uma coreografia, realizar a filmagem no exterior da sala de aula, eram as linhas de atuação iniciais e desejadas. Contudo, fatores como a falta de um espaço livre adequado à filmagem devido às obras na escola, a instabilidade climática e outros, obrigou a alterar e adaptar a coreografia dos alunos às condições existentes. Assim sendo, após várias tentativas, a filmagem final ocorreu no interior da sala de aula da turma, sendo necessário tratar o vídeo para que ao invés de se visualizarem as paredes da sala de aula com os móveis amontoados, se vissem apenas os alunos e as suas imagens contendo as ideias do que pretendiam partilhar. A conclusão atempada do projeto contou com a colaboração e trabalho conjunto da diretora de turma Fernanda Cunha (nas aulas de Educação Artística e Contemporânea e Cidadania e Desenvolvimento) e docentes António Correia (em Educação Artística e Contemporânea) e Conceição Pereira (a Educação Física).
A coreografia da turma será apresentada na escola no próximo dia 8 de abril, o Dia do Agrupamento de Idães e Dia Eco-Escolas, assim como partilhada na plataforma do Agrupamento
Nome e idade dos alunos:
1 - Ana Beatriz Gonçalves Vieira; 4 - Francisco António Pinto de Freitas Ribeiro; 5 - Francisco Pereira Teixeira; 6 - Francisco Ribeiro Moreira; 7 - Gonçalo Martim Medeiros Monteiro; 8 - Hélder Simão da Cunha Alves;
9 - Lara Margarida Martins Ribeiro; 10 - Joana Isabel Leite Lopes; 11 - Leandro Filipe Leite Magalhães;
13 - Mariana Catarina Pereira Magalhães; 14 - Mariana Teixeira de Sousa; 15 - Marta Maria Lima Barbosa;
16 - Ricardo Ismael Magalhães Freitas; 17 - Rodrigo Pedro Ferreira Peixoto (aluno que
Link do Vídeo com a coreografia:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.