Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Eco-Escolas 2021-2022
Desafio: Onde está o Ecolápis? Rios e Oceanos
Memória Descritiva
Este desafio foi desenvolvido por um grupo de alunos do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, com necessidades educativas especiais (Espectro do Autismo, Trissomia 21).
Foram definidas duas fases para a concretização dos cartazes: a primeira fase teve como ponto de partida a visualização do filme “Será o mar o meu lugar?”, onde os alunos tiveram oportunidade de ver as aventuras de Tomé, um saco de plástico que foi parar ao mar. Seguiu-se o debate sobre a poluição dos rios e dos oceanos, as suas causas, as suas consequências e a forma de agir de cada um de nós, de modo a minimizar o impacto na vida das espécies (fauna e flora) que aí existem.
Posteriormente, os alunos representaram, em cartaz, o fundo do mar. Começaram por representá-lo como todos gostariam que fosse (sem poluição), e depois introduziram as ações do homem e a forma como estas prejudicam a vida das espécies aí existentes.
A segunda fase do trabalho teve início com a visualização do vídeo, disponibilizado pela Faber-Castell, que permitiu conhecer melhor o ciclo de vida do ecolápis.
De volta ao cartaz, foi contemplada a vertente lúdica: os alunos tiveram de introduzir no trabalho um exemplar do ecolápis, de forma camuflada, para que os colegas tentassem encontrá-lo.
Concluídos os cartazes, foram expostos em local estrategicamente acessível, para que todos os alunos da escola pudessem participar no desafio de encontrar o ecolápis.