Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O desafio nacional “Onde está o Ecolápis?” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa da Faber-Castell em parceria com Programa Nacional Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de expressão plástica, a professora Ana Freitas divulgou este desafio, junto dos alunos do 1º ciclo, apresentando o regulamento do mesmo. De seguida deu-se início a pesquisas na internet sobre a Faber-Castell nomeadamente história e o fabrico de lápis através dos tempos.
Este ano, os alunos foram desafiados a representar o Ecolápis numa aventura pelo mundo aquático pelo que, a nossa escola optou, por unanimidade, desafiar os alunos a representarem a aventura do Ecolápis à descoberta das profundezas do oceano Atlântico e da biodiversidade marinha que nele existe, visto residirmos numa ilha rodeada pelo mar.
Este desafio permitiu desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade; conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Este desafio veio igualmente enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância da reciclagem e incutir hábitos de respeito pela preservação e proteção do Meio Ambiente.