Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e em articulação com o Projeto Eco-Escolas, numa iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell, todas as turmas do 8.º ano (A, B e C) do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, num total de 60 alunos com idades compreendidas entre os 13 anos e os 15 anos, participaram no Concurso “Onde está o EcoLápis?”.
Tendo como referência a metodologia de resolução de problemas, após a apresentação da Unidade de trabalho, o principal objetivo foi criar uma Ilustração de um oceano ou rio, onde a personagem EcoLápis deveria estar “camuflada”, para ser de difícil identificação.
Os primeiros esboços tiveram como fonte de inspiração a pesquisa efetuada por cada aluno, com o intuito de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Este trabalho leva-nos para o fundo do mar, com a intenção de representar a poluição provocada pelo ser humano. Neste sentido, esta composição assenta num fundo oceânico, que juntamente com as garrafas, o saco de lixo e os animais, pretende demostrar o quanto a poluição afeta os animais marinhos e a biodiversidade marinha. Também pretendemos traduzir a realidade dos dias de hoje, onde existe morte de espécies provocada pelos resíduos largados no oceano, bem como, chamar atenção para a necessidade de todos agirmos contra a poluição e evitá-la, pois, esta agrava-se cada vez mais e causa danos que podem ser irreparáveis.
No nosso trabalho utilizámos aguarelas para fazer a água e as nuvens; os lápis da Faber-Castell para fazer os animais e os restantes elementos da composição. Tentámos utilizar várias técnicas de pintura, sendo estas: o degradê, que podemos encontrar na água e nas nuvens, uma técnica que é carregar mais nas bordas do desenho e à medida que íamos avançando deixávamos de carregar tanto, dando assim uma sensação de brilho/ luminosidade, nos sítios onde nós achamos que ia ter sombra carregamos um pouco mais no lápis. Também usámos vários tons, ou seja, para cada elemento utilizámos várias cores, para não ser só uma cor e textura, como por exemplo na tartaruga.
Em suma, este projeto permitiu estimular a criatividade, aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura e aferir o modo como a cor tem um papel determinante do projeto final. Os alunos envolveram-se de forma interessada e empenhada.
Professoras Coordenadoras da Atividade (CD): Carla Rosa e Sandra Mendes
Professora Coordenadora do Eco-Escolas: Carla Rosa
Participantes: Turmas do 8.º ano de escolaridade – 60 alunos – idade entre os 13 e 15 anos
Projetos selecionados: Maria João Ferreira, n.º 15 (13 anos) e Marta Salgueiro n.º 16 (13 anos) turma: 8.º A.