Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O eco-lápis está de volta, mas num ambiente aquático!
No ano letivo 2020/2021, adorei participar no concurso “onde está o eco-lápis ?” escondendo este objeto em diferentes espaços verdes.
Este ano foi proposto que o eco-lápis continuasse as suas aventuras, mas num ambiente aquático.
Quando foi anunciado este desafio na equipa Eco-Escolas, com toda a vontade inscrevi-me para reviver a sensação de esconder o eco-lápis nos nossos desenhos.
No início do desenho comecei por desenhar a carvão todos os elementos que eu queria representar. Já que se tratava de um ambiente aquático eu quis colocar um recife de coral para facilitar na camuflagem do lápis, mas como maior parte dos desenhos utilizaram essa mesma técnica não quis exagerar nos recifes de coral, coloquei plantas marinhas, rochedos, duas florestas de algas e um cardume de peixes de cor vermelha (talvez por alguma razão).
Na pintura utilize lápis de cor STAEDTLER, utilizei lápis de carvão B para preencher os espaços menos iluminados nos rochedos e lápis de carvão HB para as sombras nos rochedos.
Já quando preenchi o fundo do desenho utilizei lápis de cor azul, mas não fiquei muito satisfeito com o resultado final, daí pensei em utilizar lápis de cera para disfarçar as falhas do lápis de cor azul e, por fim, raspei com um pedaço de papel no resultado do fundo para não ficar tão carregado e dar aquele toque de leve.
A mensagem que eu quis transmitir através do meu desenho foi a proteção dos recifes de coral e ao branqueamento dos mesmos. O branqueamento dos corais é um fenómeno que tem vindo a ser mais frequente, este fenómeno tem como origem no aquecimento global levando ao aumento da temperatura dos oceanos sendo isto fatal para certos seres que aí vivem, incluindo os tão coloridos recifes de coral, os recifes de coral são muito importantes para a biodiversidade dos ambientes aquáticos servindo também de habitat para vários seres marinhos, locais de reprodução e muitas outras graças à sua estrutura rígida constituída por calcário, com estes aquecimentos ocorrem branqueamentos não só nos corais mas também em algumas algas. É tão simples quanto isso.
Imagino agora: um objeto com uma cor tão viva num ambiente com pouca cor e esbranquiçado, deve ser fácil encontrar o eco lápis, certo?