Colégio de São Miguel (Ourém)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Eva Nunes
8.º A
Colégio de São Miguel
“Onde está o EcoLápis” é um concurso anual, patrocinado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e pela Faber-Castell. O mesmo tem como objetivo desenvolver os conhecimentos e habilidades dos adolescentes, no que diz respeito à educação ambiental. A cada ano o tema é alterado, então este ano não seria diferente. Teríamos de esconder o EcoLápis no universo aquático.
Primeiro, para iniciar o meu trabalho, precisava de uma boa percepção de como poderia ser o meu trabalho, então fui ao site do EcoLápis, disponibilizado pela professora de Educação Visual, e consultei todos os parâmetros, desde objetivos a prazos e regras.
Depois de examinar os mesmos, comecei a pesquisa de como poderia fazer a minha ilustração. E obviamente a minha primeira pesquisa foi “Onde está o Wally”. E essa foi realmente a minha inspiração.
Para dar início ao meu trabalho, peguei numa folha A4 e acabei por começar a fazer desenhos por volta do 1-2 cm. Não vou mentir, no início até pensei em desistir porque achava que não ia conseguir finalizar o trabalho a tempo. Mas decidi prosseguir e confiar no processo, sem pensar nos prazos de entrega.
Decidi fazer uma paisagem que pretendia demonstrar como é o verdadeiro mar. Não só com animais felizes e golfinhos a saltar pelo mar azul…mas também com a poluição perdida pelo oceano. O objetivo da minha ilustração não era espalhar mentiras sobre os rios e oceanos, mas sim sensibilizar as pessoas de como está o mar hoje em dia, visto que os culpados somos nós, humanos.
Para pintar, usei lápis de cor aquareláveis, porque são um dos materiais que mais uso e que me sinto mais confortável. Também acabei por fazer sombras em lugares específicos e contornos nos desenhos necessários.
Para concluir, gostei muito de fazer este trabalho, apesar de ter demorado muitas aulas a fazê-lo. Acho que estive empenhada desde a primeira à última etapa do meu trabalho, e não me arrependo de nada do que fiz nesta atividade.