Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio foi lançado na disciplina de Educação Visual (EV) pela coordenadora do projeto Eco-Escolas. A professora de EV começou por dinamizar uma discussão que intentou sensibilizar os alunos sobre a importância dos oceanos na biodiversidade da Biosfera e na qualidade da hidrosfera da atmosfera. De seguida, em aulas de Ciências Naturais (CN), com os alunos distribuídos em grupo, foram projetados vídeos curtos (ver, webgrafia) que ilustram aspetos da poluição dos oceanos e do perigo que os resíduos e os contaminantes representam para o equilíbrio destes ecossistemas. No final projecção de cada vídeo, o porta-voz de cada grupo apresentou uma ação humana que polui o oceano e identificada nesse vídeo. Anotaram-se todas as acções no quadro e refletiu-se sobre a irresponsabilidade de algumas das ações humanas.
De seguida visualizou-se o recurso multimédia intitulado “Workshop de Ilustração Onde está o EcoLápis? Espaço aquático” tendo sido aprendido o ciclo do EcoLápis e tendo-se ficado a conhecer modos de criar texturas, tramas e padrões.
Por fim, a professora de CN ajudou a pesquisar acerca de animais, plantas e ambientes marinhos.
Nas turmas de 7.º ano de escolaridade aproveitou-se para relacionar a evolução dos oceanos com a Teoria da Tectónica de Placas e a evolução da vida, que teve origem nestas grandes massas de água, e evoluiu ao longo dos 4600 Ma da Terra.
De seguida, nas aulas de EV a professora informou as turmas do regulamento do concurso, dos prazos de entrega e projetou e explicou a Metodologia Projetual para começar o trabalho. Para o tratalho usou-se folhas de formato A4 de papel cavalinho, lápis de grafite HB, borracha e lápis de cor.
Ao longo das várias aulas, o projeto foi avançando e percebeu-se que para fazer um bom trabalho, é preciso ter uma planificação com tudo o que é necessário e observar os pormenores dos seres vivos e dos ambientes, para que o projeto seja concluído com sucesso. Algum trabalho de ilustração também foi feito em casa porque a carga letiva de disciplina de EV é pequena.
Foram produzidos, individualmente, vários trabalhos, infelizmente alguns não foram concluídos, tendo sido selecionados, com o contributo dos alunos, os cinco que se submetem a concurso.
Pensamos ter conseguido atingir os objetivos que tínhamos, principalmente de: desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; e desenvolver a criatividade.
Webgrafia:
• https://www.youtube.com/watch?v=cb9qXzmDx5E (consultado em abril de 2022)
• https://www.youtube.com/watch?v=fbHTpIQB13E (consultado em abril de 2022)
• https://www.youtube.com/watch?v=2bevE56D6qE (consultado em abril de 2022)
• https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs (consultado em abril de 2022)
• https://ecoescolas.abae.pt/wp-content/uploads/sites/3/2022/03/Workshop-de-Ilustracao-Onde-Esta-o-Ecolapis_2022.pdf (consultado em abril de 2022)
• https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/onde-esta-o-ecolapis/oficina-de-ilustracao-21/ (consultado em abril de 2022)
Trabalho realizado por: Mariana Gonçalves