Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell
Objetivos:
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– Desenvolver a criatividade;
– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Como proposta da Eco-escolas, foi pedido, em cooperação com a Faber-Castell, mais particularmente, com o projecto “Onde está o Ecolápis?”, para realizar um desenho que abordasse a temática do ”Mundo Aquático, visitando os rios e os oceanos”.
Foi exatamente nessa perspetiva, que o desafio foi proposto aos alunos.
O primeiro trabalho incide particularmente nesse tema, já que nos remete de imediato para as profundezas do oceano. Mais do que informação “simplificada”, procurou-se realizar um desenho “atraente”, estético, que envolvesse uma pitada de ilustração.
Para tal, pensou-se representar algumas espécies de animais marinhos que ingerem plástico através de um desenho.
Em primeiro lugar, desenharam-se as formas, tendo em consideração as exigências da proposta do concurso: “elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e Oceanos”, onde deve estar representada a personagem EcoLápis, “camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação”. Depois, foi criada uma sequência de imagens. Partindo de uma primeira cor, mais clara, foi-se diminuindo ou aumentando a sua luz/cor a cada momento do desenho certificando-se que o degradé seria coerente.
A partir dos diferentes dados fornecidos, ou encontrados em fontes credíveis na internet, relativos ao número ou percentagem de espécies que ingeriam plástico, selecionaram-se os animais marinhos que iriam ser representados.
Neste trabalho é representada uma caça ao tesouro dos piratas. De certa forma, representa um barco afundado de onde foi resgatado um tesouro. Aqui, o “lixo” ou o agente poluidor é um barco e tudo o que isso envolve, no fundo do mar. O lápis é representado diversas vezes com o objectivo de criar alguma confusão em quem o procura, estando o verdadeiro representado no barco à vela que vai passando pela ilha dos piratas.
Neste desenho foram usados os mesmos materiais do primeiro, lápis de cor, acrescentando a caneta de ponta fina preta para proporcionar um efeito mais gráfico.
O trabalho, contudo, não poderia ficar por aqui. Para que pudesse haver uma maior sensibilização do leitor, principal objetivo destes desenhos, era necessário algo mais.
Demonstra-se, assim, de forma discreta, que o ser humano é o causador da poluição e acrescentando ainda o lápis desaparecido.
Dado como terminado o trabalho, considera-se que este contém as características que um desenho gráfico deve satisfazer, tal como Raymond Colle e Jordi Clapers definiram:
“Jordi Clapers apresenta outras características para a realização de uma boa representação gráfica, que são:
- autonomia - não depender do artigo e não apresentar redundância e repetição de informações;
- veracidade - não destoar da mensagem a transmitir, não inventar dados para preencher
- clareza - ajudar o leitor a entender o conteúdo da notícia. Dever ser de fácil leitura, e deve dar uma visão global.” (Neves, 2013:25)
Afinal, é possível partilhar bastante informação com muita importância, sem saturar o leitor, através do texto sucinto e claro e da ilustração.