Escola EB1 de Barrocal (Pombal)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
O trabalho apresentado foi feito pelo grupo de alunos: Ariana, Martim, Salvador e Violeta; os trabalhos foram iniciados e  concluídos em contexto de sala de aula e exposto no placard da escola, com visibilidade para o exterior (pretendeu-se, com isto, chamar a atenção das famílias para a necessidade urgente de dar continuidade às aprendizagens dos seus educandos e participarem deste processo). Os trabalhos de grupo tiveram o propósito de levar os alunos a refletir em conjunto e aprenderem a trabalhar não só em grupo, mas a desenvolver o trabalho em equipa (desenvolvimento da comportamentos de cidadania: respeito pela opinião do outro, partilha e complementaridade de ideias, dar tempo aos outros para expor a sua ideia  e esperar pela sua vez de intervir, numa política de união e empatia. 
Participaram no desafio "Uma eco questão por semana!" ao longo do mês de maio; a visualização de um dos episódios de  "Minuto Verde",  programa televisivo da Quercus na RTP1 e que teve como base o processo de produção da Faber-Castell, bem como um dos episódios do programa BORA AMBIENTAR, da responsabilidade da conceituada associação ambientalista Quercus a explicar o que é um Eco-Lápis. 
Discutiram a vantagem que é da escolha correta dos lápis e a diferença que poderá ter no nosso planeta. 
Relembraram os textos escritos e as atividades efetuadas no âmbito do projeto Go fish, no qual participamos, há 2 anos. 
Os alunos fizeram pesquisa e partilharam a informação recolhida com os seus pares, no âmbito dos Ecossistemas no Mundo Aquáticos ( Rios e Oceanos). Participaram na limpeza da Praia do Osso da Baleia, no âmbito do projeto AMARoMAR e experienciaram toda a envolvência inerente a este.  
Selecionaram e contabilizaram os resíduos recolhidos e refletimos sobre a sua origem e impacto causado no Ambiente. 
Todos os alunos se empenharam com uma dinâmica contagiante desde o princípio até ao fim, em todas as etapas do desafio. Os trabalhos produzidos foram apresentados pelos respetivos autores e selecionados com espírito de dever cumprido e brio pelos resultados obtidos. Todos os trabalhos submetidos representam-nos a todos- grupo/turma.
                                    
 
                    

