Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio Faber-Castell «Onde está o Ecolápis?», aos alunos da turma do quarto ano.
Este projeto, inspirado no famoso livro Onde está o Wally?, do ilustrador Martin Handford, foi logo entusiasticamente abraçado pelos alunos do quarto ano, pois já tinham participado na edição do ano anterior e ficaram muito entusiasmados pela edição deste ano letivo.
Reviram o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis), no site da ABAE. Visualizaram o vídeo «Faber-Castell - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...». Refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e a importância do trabalho realizado pela Faber-Castell. Seguidamente, visionaram a «Oficina de Ilustração | Onde está o Ecolápis? 2021-2022» e realizaram algumas das propostas nela contidas.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e realizaram ilustrações de ambientes relacionados com ambientes aquáticos, onde, bem «camuflado», desenharam ou colaram o Ecolápis, num mundo aquático, visitando rios ou oceanos, encontrando fauna, flora e lixo marinho.
Foram muito criativos e souberam aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura para se expressar. Apenas cinco trabalhos foram escolhidos para concurso, mas foi uma escolha difícil! Esta foi uma atividade motivadora e que estimulou a criatividade, o sentido crítico, ao mesmo tempo que desenvolveu conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.