Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

O trabalho incide sobre Os OCEANOS, que constituem a força vital da Terra, fluindo por quase três quartos da sua superfície e fornecendo metade do seu oxigénio. São responsáveis pelo regulamento da temperatura, existência de diversos tipos de clima e albergam cerca de 80% das espécies existentes no planeta Terra.
Realizamos uma investigação sobre o tema e depois passamos à realização dos desenhos.
Ao desenharmos este tema, alertamos para os lixos que vão parar aos Oceanos. Cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos do planeta todos os anos. Pneus de automóveis, garrafas, sacos de plástico, redes de pesca contam-se de entre os resíduos mais comuns. É estimado que isto afeta mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo. O plástico no oceano prejudica os animais e transforma-se em micropartículas que se alojam nos peixes que nós, humanos, acabamos por ingerir.