Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
Memória descritiva 
1.	A TURMA PROMOTORA DO PROJETO 
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 3ºB da Escola Básica nº1 de Arganil no âmbito do projeto Eco-Escolas. 
2.	APRESENTAÇÃO DO TRABALHO 
O trabalho apresentado representa um ambiente marinho onde, entre plantas aquáticas, peixes, moluscos e outros elementos, se esconde o Eco-Lápis pintado cor lápis de cor da FABER-CASTELL. 
O objetivo deste trabalho, selecionado entre os muitos produzidos pelas turmas do 3º e do 4º ano, foi esconder o Eco-Lápis de modo a dificultar o seu reconhecimento fácil, estando o mesmo representado, no quarto inferior direito do desenho, entre uma planta marinha de cor vermelha. 
3.	INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMA 
Sendo este projeto apoiado pela Faber-Castell, foi apresentado aos alunos um conjunto de materiais nomeadamente: 
•	Brochura Faber-Castel com exploração da história da marca que teve início em 1761. 
•	Apresentação de 9 slides, disponibilizados no sítio do projeto, onde os alunos puderam ter um primeiro contacto com a marca, fazer o reconhecimento da sua inovação em termos de sustentabilidade, proteção climática e pegada de carbono neutro com referência às emissões de CO2 anuais neutralizadas pelas suas florestas no Brasil. 
•	Apresentação do cartaz «Ciclo do Eco-Lápis Faber-Castel» tendo sido impressa uma cópia para cada aluno e realizada a exploração do mesmo em contexto de sala de aula. 
•	Não tendo os alunos participado no workshop, realizámos um na escola, envolvendo os alunos das turmas do 3º e do 4º ano, onde foram apresentadas as características dos materiais, as técnicas de desenho e de pintura. De seguida cada aluno produziu o seu trabalho tendo a escola adquirido algum material nomeadamente lápis de cor da FABER-CASTELL. 
4.	ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS 
Todos os 73 alunos que integram as turmas participaram neste trabalho de: 
•	Visionamento de materiais disponibilizados no sítio do projeto. 
•	Exploração da temática sustentabilidade e pegada de carbono neutro. 
•	Identificar a marca e a história da Faber-Castell. 
•	Referência, por alguns alunos, a um filme que passou recentemente na televisão. 
•	Workshop de desenho e pintura com lápis de cor e aguarelas na sala de aula. 
•	Elaboração individual do projeto do Eco-Lápis, sua avaliação e melhoria de cada trabalho. 
•	Seleção do trabalho a submeter em nome da escola a concurso.
                                    
 
                    

