Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
Numa das manhãs de março, as crianças do JI6 foram surpreendidas no encontro da manhã com uma imagem sobre o “Ciclo do Ecolápis”, trazida pela educadora. De seguida, várias foram as questões que se levantaram sobre os desafios que o planeta enfrenta para se proteger, neste caso, os rios e os oceanos, indo de encontro ao que se pretendia no concurso.  Foram visualizados os documentários propostos na pela ABAE para que percebessem todo o ciclo do lápis e todo o seu processo de confeção, tendo em conta a sustentabilidade do meio ambiente. 
Sob a orientação da Educadora, as crianças mostraram interesse em participar tendo por base as normas regulamentares do concurso. Adoraram a ideia de camuflar o pequeno “Eco-lápis” nas suas ilustrações sobre o tema “Rios e Oceanos”, instrumento que utilizado diariamente por todas as crianças. 
Para eles “o Ecolápis vai ser um herói difícil de encontrar” (Tiago, 5 anos); que “estará de tal maneira escondido em aventuras no mundo aquático no meio de fauna, flora e lixo marinho” (Gabriel, 7 anos), “como um polícia bom que ajuda a não poluir os rios e os mares (Duarte, 5 anos). Esta atividade foi elaborada na semana de 7 a 11 de março. 
Objetivos: 
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; 
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis); 
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; 
– Desenvolver a criatividade; 
– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura. 
Todos os alunos se deliciaram com esta atividade.
                                    
 
                    

