Escola Secundária de Seomara da Costa Primo (Amadora)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
										Memória Descritiva:
Memória descritiva sobre a realização do Trabalho de  
Ilustração, O desafio “Onde está o Eco Lápis?” 
Na aula de educação visual, no contexto da iniciativa promovida  
conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e a Eco-escolas com os alunos  
da Escola Secundária Seomara da Costa Primo do Agrupamento Escola  
Amadora Oeste. Foi proposto aos alunos do 3º Ciclo a realização de uma  
Ilustração para a participação no concurso do EcoLápis. O ponto de partida  
foi desafiar os alunos, sob a orientação da professora de Educação visual,  
para a elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e  
Oceanos”, onde deve estar representada a personagem EcoLápis,  
“camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação. O EcoLápis 
traduz um compromisso de uma ação, tendo como intenção tornar o  
mundo melhor e mais sustentável. Através do desenho cada aluno viu e  
interpretou um compromisso do EcoLápis, expressando a sua forma de  
estar e sentir. Inicialmente todos os alunos participaram numa Pesquisa  
sobre dois Artistas Plásticos “o Bordalo II” e “o Xico Gaivota” Artistas que  
utilizam a sustentabilidade nas suas obras. Neste Desenho de Ilustração foi  
utilizado os materiais e o suporte adequado para a elaboração do trabalho,  
folha de papel cavalinho A3, Desenho e Pintura com tinta Acrílica, tendo em  
conta a criatividade e a pesquisa, foi necessário criar um elemento comum  
o EcoLápis de forma a elaborar um trabalho coerente, surgiu um fundo  
composto por aventuras, na Floresta e no rio, para promover a reflexão  
sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos  
produtos; o desenho é composto por vários tipos de linhas que simbolizam  
movimento e dinamismo na ilustração, simples e apelativa, criada pela  
aluna alusiva ao tema “O desafio “Onde está o Eco Lápis?” Foi um projeto  
que nos uniu em torno de um objetivo comum, resultando neste trabalho  
que enviamos. 
Professora de Ed. Visual, Graça Romão. 
Aluna da turma 8º Ano da Escola Secundária Seomara da Costa Primo. 
Amadora, 26 de Maio de 2022
                                    
 
                    

