Escola Secundária de Seomara da Costa Primo (Amadora)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva sobre a realização do Trabalho de
Ilustração, O desafio “Onde está o Eco Lápis?”
Na aula de educação visual, no contexto da iniciativa promovida
conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell e a Eco-escolas com os alunos
da Escola Secundária Seomara da Costa Primo do Agrupamento Escola
Amadora Oeste. Foi proposto aos alunos do 3º Ciclo a realização de uma
Ilustração para a participação no concurso do EcoLápis. O ponto de partida
foi desafiar os alunos, sob a orientação da professora de Educação visual,
para a elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e
Oceanos”, onde deve estar representada a personagem EcoLápis,
“camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação. O EcoLápis
traduz um compromisso de uma ação, tendo como intenção tornar o
mundo melhor e mais sustentável. Através do desenho cada aluno viu e
interpretou um compromisso do EcoLápis, expressando a sua forma de
estar e sentir. Inicialmente todos os alunos participaram numa Pesquisa
sobre dois Artistas Plásticos “o Bordalo II” e “o Xico Gaivota” Artistas que
utilizam a sustentabilidade nas suas obras. Neste Desenho de Ilustração foi
utilizado os materiais e o suporte adequado para a elaboração do trabalho,
folha de papel cavalinho A3, Desenho e Pintura com tinta Acrílica, tendo em
conta a criatividade e a pesquisa, foi necessário criar um elemento comum
o EcoLápis de forma a elaborar um trabalho coerente, surgiu um fundo
composto por aventuras, na Floresta e no rio, para promover a reflexão
sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos
produtos; o desenho é composto por vários tipos de linhas que simbolizam
movimento e dinamismo na ilustração, simples e apelativa, criada pela
aluna alusiva ao tema “O desafio “Onde está o Eco Lápis?” Foi um projeto
que nos uniu em torno de um objetivo comum, resultando neste trabalho
que enviamos.
Professora de Ed. Visual, Graça Romão.
Aluna da turma 8º Ano da Escola Secundária Seomara da Costa Primo.
Amadora, 26 de Maio de 2022