Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Professoras: Sónia Fonseca e Sandra Amaro
Descrição e enquadramento
No âmbito da disciplina de Educação Visual foi lançado o desafio “Onde está o Ecolápis?”, com objetivo de sensibilizar os alunos, para a elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e Oceanos” onde deve estar representada a personagem Ecolápis, “camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação.
Memória descritiva
O trabalho seleccionado apresenta animais marinhos de várias espécies, algas e rochas em partilha com objetos de uso quatidiano pelo homem, bem como outros lixos que infelizmente acabam por ir parar aos oceanos. Representa assim uma chamada de atenção para esse infeliz convivo.
Todo o desenho apresenta uma paleta de cores fortes, vários tons de azul, verde, rosa, violeta, magenta, laranja, amarelo e no traço a cor preta.
Também se encontra representados algumas esculturas, telas de pintura, livros representativos de grandes obras literárias e monumentos bem conhecidos, querendo transmitir que tal como eles os oceanos são uma das maravilhas naturais do mundo que todos temos de cuidar e preservar.
Nesta dinâmica de informação e cor encontramos o Ecolápis centrado no meio da ilustração atrás das algas.
O desafio deste projeto foi lançado a três turmas do 8ª ano.
Depois de recolhidos os trabalhos, foram seleccionados com base em quatro critérios.
• Aplicação de animais marinhos, flora marinha e o Ecolápis;
• Criatividade;
• Expressividade;
• Conclusividade.
O trabalho seleccionado pertence à aluna Ana Beatriz Tróia, com 14 anos, nº3, do 8ºano, turma A.