Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell
Memória Descritiva
O grupo da Sala dos Búzios (crianças com idades compreendidas entre os 3/5 anos) adorou participar no desafio “Onde está o Ecolápis? no ano letivo anterior e este ano quiseram voltar a participar. A nossa escola está situada na bonita vila de Sesimbra que também possui uma bonita praia e por esse motivo decidimos esconder o nosso Ecolápis no mar.
Começámos por pesquisar no site do eco escolas todas as informações sobre o desafio. Assistimos ao vídeo de apresentação, ficámos a conhecer o ciclo do Ecolápis através de uma projeção em PowerPoint com o material disponibilizado pela Faber-Castell, e depois de decidirmos que queríamos esconder o Ecolápis no mar, fomos observar a fauna e a flora que aí poderíamos encontrar através de pesquisa na Internet e também nos livros da nossa sala, da biblioteca da escola e alguns que as crianças trouxeram de casa.
As crianças ficaram maravilhadas com a beleza do fundo do mar: as bonitas cores de alguns peixes, a aparência estranha de outros, as algas, os corais, os tubarões, as baleias, os peixes-palhaços, as sardinhas e os carapaus que os pais que são pescadores costumam apanhar, entre muitas outras maravilhas que as crianças observaram na sua pesquisa.
Também ficaram muito preocupados e sensibilizados com a quantidade de lixo que se pode encontrar no mar e de que forma isso pode afetar a vidas dos seus habitantes e também a nossa.
Antes de iniciarmos o nosso trabalho, realizámos uma visita à nossa praia para observarmos os animais que vivem à beira-mar, as rochas, e que tipo de animais e plantas que vivem “agarrados” a elas, e verificar se havia lixo marinho na nossa praia e também na água.
Em seguida, metemos mão à obra e cada criança desenhou uma parte do nosso mar (peixes, algas, lixo marinho...) Recortámos os desenhos e realizámos uma colagem coletiva onde entra um bocadinho do trabalho de cada criança.
No final, decidimos em conjunto qual o melhor sítio para esconder o nosso Ecolápis!