Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:
Memória Descritiva:
Após apresentação do tema à turma do 1º B, os alunos logo começaram a dar asas à sua imaginação, registando as suas ideias no quadro da sala de aula.
Em primeiro lugar houve a necessidade de explorar o tema, tentando perceber a problemática atual da poluição em qualquer curso de água; sobretudo nos rios, mares e oceanos.
Verificámos as diferentes espécies marinhas que foram a base dos nossos desenhos e respetiva ilustração. No entanto, com pesquisas dos alunos, rapidamente se verificou que as “nossas” águas não estavam saudáveis após analisarem imagens de lixo diversificado a flutuar.
Todos tiveram um papel fundamental no desenho; não só das espécies descobertas, bem como nos tipos de lixo que por vezes são encontrados na praia. “Quando vou à praia vejo muitos cigarros na areia” (Clara, 7 anos). “Vi na televisão que os animais comem o plástico que podem fazer mal a nós” (Sofia, 7 anos).
Com estes testemunhos pensámos que também os animais marinhos querem ver as águas limpas. Imaginámos que seriam eles a fazer a recolha do lixo encontrado, envolvendo tudo o que não lhes pertence numa rede para mostrarem que não é ali o local de despejo do que os humanos já não precisam.
Os alunos recorreram a diferentes materiais como lápis de carvão para o desenho, lápis de cor e de cera para a pintura. Para parecer uma imagem mais real, as crianças reutilizaram uma rede já utilizada da nossa cozinha e a professora ajudou a montar e a colar todos os elementos na folha de papel cavalinho A3.
Na fase final, todos queriam ver quem conseguia esconder melhor o “Ecolápis”. Uma tarefa bastante divertida. E vocês descobrem o nosso?