Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica 2, 3 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Este desafio, foi realizado no âmbito do tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Planeta, promovido pela ABAE e a Faber-Castell. Com o intuito de promover conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o impacto produzido pela compra, utilização e desperdício dos produtos que adquirimos e, ao mesmo tempo, a elaboração de trabalhos originais e criativos com a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura.
O Eco Escolas desafiou-nos a participar no desafio do Eco lápis. Para tal só tivemos que elaborar um trabalho original de ilustração sobre o tema “Rios e Oceanos”, onde está representada a personagem Eco Lápis, “camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação.
Foi apresentado o desafio com o vídeo Workshop 2- Oficina de Ilustração- os alunos tiveram oportunidade de ver alguns exemplos de técnicas de ilustração e de vários materiais.
Houve uma articulação com a disciplina de Educação Visual, que adaptou os conteúdos programáticos do 7º ano ao tema proposto.
Depois de alguma pesquisa e esboços, foi feito o estudo de vários materiais riscadores da Faber-Castell para adequa-los de forma a tornar os trabalhos mais “ricos” na sua elaboração.