Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
CONCURSO “ONDE ESTÁ O ECOLÁPIS?”
MEMÓRIA DESCRITIVA
A turma A do sétimo ano desenvolveu, no âmbito do domínio de autonomia curricular, um trabalho com o subtema “Planeta Azul”.
Uma vez que o tema do desafio do Ecolápis “Mundo Aquático” (visitando rios e oceanos) se integrava perfeitamente no trabalho do DAC da turma, a coordenadora do projeto Eco-escolas, lançou à diretora de turma, o repto de participar no concurso que foi, imediatamente, aceite.
Foi efetuada, na turma, uma ação de sensibilização, dinamizada pelas Águas do Tejo Portugal, onde se abordaram os temas “Valor da Água, enquanto bem essencial e escasso, e o seu uso eficiente”, “O ciclo urbano da água e o papel de cada um na sua gestão” e “O conceito de Fábrica de Água e dos produtos que aí são gerados e valorizados bem como as diversas fases de tratamento que aí ocorrem”. É de referir que os alunos aderiram muito bem, colocando diversas questões que revelaram o seu interesse pelo assunto. É também de destacar que, em conjunto com os encarregados de educação, se conseguiu efetuar uma visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento para visitar a exposição “Água – uma exposição sem filtro”, sendo de realçar o entusiasmo e a interação que os alunos mostraram.
A turma, de 20 alunos, foi dividida em 4 grupos com 5 elementos que começaram a definir os subtemas a tratar dando início à fase da pesquisa.
Na disciplina de cidadania e desenvolvimento promoveu-se o desenvolvimento de competências sociais; de comportamentos, que reflitam o respeito e valorização da água, enquanto recurso e o espírito de trabalho colaborativo. Foi ainda dada a conhecer e analisada a Carta Europeia e debatida a poluição do rio Tejo e suas consequências.
Na disciplina de geografia, promoveu-se o trabalho de pesquisa, em colaboração com cidadania e desenvolvimento sobre a importância da água, a sua conservação e usos sustentáveis e abordou-se o tema “Recursos hídricos (rios) ”.
Na disciplina de ciências naturais foram abordados os temas: “Relacionar a ação de agentes de geodinâmica externa (água, vento e seres vivos) com a modelação de diferentes paisagens do território português” e “Interpretar modelos que evidenciem a dinâmica de um curso de água (transporte e deposição de materiais, relacionando as observações efetuadas com problemáticas detetadas no estuário do Tejo”.
Na disciplina de oficina criativa o trabalho desenvolvido foi realizado com base no projeto DICA (Desafios de Ideias Criativas em Ação), no qual os alunos participaram, utilizando o mesmo tema), elaborando vídeo-reportagens efetuadas na escola, através de entrevistas a vários alunos, funcionários e professores. Os grupos de trabalho incorporaram operadores de câmara, repórteres e editores de som e imagem. Todas as etapas foram estruturadas pelos próprios alunos definindo datas, apresentando e publicando os resultados de todas as aulas no Padlet criado para o projeto. Na hora de direção de turma – encontro de turma foi complementado o trabalho através da pesquisa e elaboração de um spot publicitário que irá integrar os vídeos de cada grupo.
Na disciplina de educação visual deu-se apoio a todos os trabalhos e realizaram-se desenhos de observação de elementos naturais, cursos de água e paisagens costeiras. Param além disso efetuaram-se os trabalhos para o concurso “Onde está o Ecolápis?”.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: cidadania e desenvolvimento, geografia, ciências naturais, educação visual e oficina criativa (disciplina de oferta de escola).
COORDENAÇÃO DESTE PROJETO: Prof.ª Cristina Cardoso
METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Os vários trabalhos foram desenvolvidos em transversalidade com as disciplinas supramencionadas. Implicaram a criação de esboços iniciais, de modo a encontrar equilíbrio visual, encontrando soluções para os obstáculos com que se deparavam. Em primeiro lugar foram registados, graficamente, vários elementos, que se cruzam com as aprendizagens essenciais e conteúdos das disciplinas envolvidas.
Foram apresentados os materiais disponibilizados pela Faber-Castell, a Brochura do ecolápis e o cartaz com o ciclo do ecolápis.
Os trabalhos tiveram início no final do segundo período, tendo sido concluídos já no terceiro período, tendo sido selecionados os dois projetos enviados.
Os alunos apresentaram trabalhos diversificados e criativos, utilizando os materiais riscadores e suporte exigido no Concurso. Foram aplicadas as técnicas dos materiais riscadores e a consolidação de conteúdos inerentes às disciplinas.
MATERIAIS
Materiais riscadores e folha de papel cavalinho A4.