Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

A coordenadora do Programa Eco-escolas em conjunto com a docente de Educação Visual lançou o desafio numa turma do 8ºD. Deu-se início a este desafio com o visionamento do vídeo do processo de fabrico dos lápis da marca Faber Castell e apresentação dos diversos produtos
que esta oferece para a concretização de atividades no âmbito das Artes. Foram
dadas as orientações aos alunos acerca do regulamento, os objetivos e critérios de avaliação.
No âmbito da disciplina de Educação Visual, a docente articulou o projeto com unidades temáticas curriculares, nomeadamente: Ilustração; cor/harmonias cromáticas; forma; técnica de pintura a lápis de cor.
A partir desta abordagem foi feito enquadramento da ilustração a criar, tendo como inspiração a temática Mundo Aquático, rios e oceanos. A composição desenvolvida sobre o tema teria que obrigatoriamente integrar o símbolo do ecolápis de forma camuflada e que estivesse harmonicamente integrado.
Concluídas as ilustrações foi feita uma seleção das ilustrações que apresentavam qualidade e os requisitos para serem levados a concurso.
Com este desafio pretendeu-se sensibilizar os alunos para a importância da preservação do mundo aquático dos rios e oceanos, desenvolver o gosto estético, a imaginação/criatividade e a destreza manual e contribuir despertar os alunos para a importância que dinamização dos espaços escolares.